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Ministério
da Educação
Secretaria
de Educação Média e Tecnológica
Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
Pró-
Reitoria de Ensino
Licenciatura
em Química
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Projeto de Aprendizagem
Disciplina: Informática Aplicada à Educação
Prof(a).: Viviane Gomes
Alunas: Ádila Santiago e Márcia Ramos
O uso da Tabela Virtual como recurso
pedagógico no ensino de Química do 1°ano do Ensino Médio
1.
Identificação
Disciplina: Química
Ano Letivo: 2013/2014
2° Bimestre
Série: 1°ano
2.
Objetivo
Identificar os principais elementos e apresentar a periodicidade dos elementos químicos de
acordo com as características e propriedades físico-químicas da tabela
periódica utilizando como recurso a tabela periódica virtual 2.0.
Possibilitando aos alunos compreender o processo de construção histórica e a
estrutura da tabela, assim como a conscientização do papel desempenhado pela
Química no desenvolvimento tecnológico e da complexa relação entre Ciência e
Tecnologia ao longo da história.
2.1
Objetivos Específicos
·
Compreender a disposição dos elementos ao
longo dos grupos de acordo com suas propriedades.
·
Verificar quais comportamentos de átomos
podem ser previstos por meio da localização dos elementos.
·
Entender os princípios de nomenclatura dos
elementos e sua representação gráfica.
3.
Conteúdos
·
História da descoberta da tabela periódica
·
Grupos e periodicidade como os elementos
estão distribuídos na Tabela
·
Representação gráfica dos elementos químicos
·
Características e histórias que dão origem
aos nomes dos elementos
4. Metodologia
A metodologia utilizada nesse projeto é uma
adaptação da Pedagogia Histórico-Crítica de Dermeval Saviani e João Luiz
Gasparin. A Pedagogia Histórico-Crítica está
fundamentada em três eixos professor, aluno e o saber. É uma pedagogia onde
prevalece o diálogo entre aluno e professor, os conhecimentos do cotidiano dos
alunos para uma real compreensão futura dos conhecimentos científicos, a
proposição e resolução de problemas em conjunto para que de fato o aluno assuma
uma postura ativa e crítica diante do meio em que está inserido. Seus métodos
devem estimular a atividade e iniciativa dos alunos sem abrir mão da iniciativa
do professor (SAVIANI, 2009).
1°momento: Apresentação do
conteúdo com seus respectivos objetivos e diálogo com os alunos para
identificar que tipo de conhecimento eles possuem sobre o tema. Como apoio o
professor pode utilizar pequenos textos de abertura sobre a história da tabela
periódica, e também fazer comparações sobre a organização dos produtos em um
supermercado ou a periodicidade de eventos climáticos (de acordo com sua
região).
2°momento: Elaboração de
questões problematizadoras para um debate, que abordem diversas dimensões
(científica, histórica, cultural, econômica, política) que o tema comporta.
Tais questões poderiam ser:
·
Por que a tabela periódica foi construída?
·
Quem foi o autor dessa ideia? Somente esse
autor pensou na elaboração da tabela?
·
Quais foram os primeiros elementos da tabela
e como eles foram organizados?
·
Por que a tabela periódica é dividida em
colunas e linhas?
·
Por que cada família é representada por uma
cor diferente?
·
O quê os cientistas da época ganharam para a
elaboração da tabela? Existia algum tipo de incentivo econômico?
Muitas
questões podem surgir, dependendo da participação da turma. As questões devem
ser classificadas em suas respectivas dimensões, e respondidas em conjunto com
o professor no próximo momento. O professor não deve responder diretamente as
perguntas, isso impossibilita o aluno de fazer sua própria pesquisa sobre o
assunto.
3°momento: Esse momento se
expressa no trabalho do professor e dos alunos para a aprendizagem. Trata-se da
apropriação dos instrumentos teóricos e práticos necessários ao equacionamento
dos problemas detectados nos dois primeiros momentos. É a etapa em que de fato
as perguntas serão respondidas. Todo conhecimento dos alunos, conhecimento do
dia a dia, serão sintetizados em conhecimento científico com o auxílio do
professor. Os recursos utilizados serão o livro didático, textos
complementares, exercícios e por fim o uso da Tabela Periódica Virtual 2.0, que
mostra dados e classificações da tabela periódica dos elementos químicos.
Permite a busca por símbolo, nome em português e nome em inglês.
A
escolha da tabela virtual de ser utilizada apenas no final desse momento se
deve ao fato de que esperasse até então que os alunos estejam aptos e
familiarizados com os conceitos científicos, e por isso a utilização desse
recurso seja apenas um complemento para a diversificação da aula e o uso de
novas tecnologias. Pois vivemos em um mundo altamente tecnológico, no qual não
podemos mais ignorar seus avanços na educação.
4°momento: etapa em que o
aluno elabora uma nova forma para entender a teoria e as questões
problematizadoras. Esta síntese se expressa através de uma avaliação oral ou
escrita, formal ou informal, na qual o aluno traduz tudo o que aprendeu até
aquele momento, levando em consideração as dimensões sob as quais o conteúdo
foi tratado. Nesse momento o professor pode propor a execução da avaliação
tradicional ou trabalhos em que envolva o trabalho em equipe como: seminário,
debates, elaboração de cartilhas, folders e banners.
5°momento: Avaliação de todo
processo de ensino aprendizagem feita em conjunto: professor e aluno. O
professor pode debater com a turma se os objetivos propostos no inicio foram
alcançados, e fazer com que os alunos explicitem suas intenções quanto ao uso
do conteúdo abordado no seu dia a dia. Pois a partir do momento em que o aluno
aprende pra que serve tal conteúdo, e sua real função na sociedade o processo
de aprendizagem na Química se torna mais fácil, e os alunos como reias cidadãos
conseguem compreender os constantes processos em evolução da Ciência.
5
Referências
SAVIANI, Dermeval. Escola e
democracia. 41.ed.rev. Campinas, SP: Autores Associados,
2009.
LISBOA, Julio Cezar Foschini. Química, 1°ano: ensino médio. 1.ed. São Paulo, SP: Edições SM,
2010.
BRASIL. Ministério da Educação Tabela Periódica Virtual 2,0: Banco Internacional de Objetos de
Aprendizagem. Disponível em < http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/3777>.
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