quinta-feira, 4 de julho de 2013

Projeto de Aprendizagem para o ensino da Tabela Periódica

 

Ministério da Educação
Secretaria de Educação Média e Tecnológica
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
Pró- Reitoria de Ensino
Licenciatura em Química



Projeto de Aprendizagem
Disciplina: Informática Aplicada à Educação
Prof(a).: Viviane Gomes
Alunas: Ádila Santiago e Márcia Ramos

O uso da Tabela Virtual como recurso pedagógico no ensino de Química do 1°ano do Ensino Médio
1.               Identificação
Disciplina: Química
Ano Letivo: 2013/2014
2° Bimestre
Série: 1°ano

2.               Objetivo
Identificar os principais elementos e apresentar a periodicidade dos elementos químicos de acordo com as características e propriedades físico-químicas da tabela periódica utilizando como recurso a tabela periódica virtual 2.0. Possibilitando aos alunos compreender o processo de construção histórica e a estrutura da tabela, assim como a conscientização do papel desempenhado pela Química no desenvolvimento tecnológico e da complexa relação entre Ciência e Tecnologia ao longo da história.

2.1            Objetivos Específicos
·                 Compreender a disposição dos elementos ao longo dos grupos de acordo com suas propriedades.
·                 Verificar quais comportamentos de átomos podem ser previstos por meio da localização dos elementos.
·                 Entender os princípios de nomenclatura dos elementos e sua representação gráfica.

3.               Conteúdos
·                 História da descoberta da tabela periódica
·                 Grupos e periodicidade como os elementos estão distribuídos na Tabela
·                 Representação gráfica dos elementos químicos
·                 Características e histórias que dão origem aos nomes dos elementos

4.      Metodologia
A metodologia utilizada nesse projeto é uma adaptação da Pedagogia Histórico-Crítica de Dermeval Saviani e João Luiz Gasparin. A Pedagogia Histórico-Crítica está fundamentada em três eixos professor, aluno e o saber. É uma pedagogia onde prevalece o diálogo entre aluno e professor, os conhecimentos do cotidiano dos alunos para uma real compreensão futura dos conhecimentos científicos, a proposição e resolução de problemas em conjunto para que de fato o aluno assuma uma postura ativa e crítica diante do meio em que está inserido. Seus métodos devem estimular a atividade e iniciativa dos alunos sem abrir mão da iniciativa do professor (SAVIANI, 2009).
1°momento: Apresentação do conteúdo com seus respectivos objetivos e diálogo com os alunos para identificar que tipo de conhecimento eles possuem sobre o tema. Como apoio o professor pode utilizar pequenos textos de abertura sobre a história da tabela periódica, e também fazer comparações sobre a organização dos produtos em um supermercado ou a periodicidade de eventos climáticos (de acordo com sua região).

2°momento: Elaboração de questões problematizadoras para um debate, que abordem diversas dimensões (científica, histórica, cultural, econômica, política) que o tema comporta. Tais questões poderiam ser:
·        Por que a tabela periódica foi construída?
·        Quem foi o autor dessa ideia? Somente esse autor pensou na elaboração da tabela?
·        Quais foram os primeiros elementos da tabela e como eles foram organizados?
·        Por que a tabela periódica é dividida em colunas e linhas?
·        Por que cada família é representada por uma cor diferente?
·        O quê os cientistas da época ganharam para a elaboração da tabela? Existia algum tipo de incentivo econômico?
Muitas questões podem surgir, dependendo da participação da turma. As questões devem ser classificadas em suas respectivas dimensões, e respondidas em conjunto com o professor no próximo momento. O professor não deve responder diretamente as perguntas, isso impossibilita o aluno de fazer sua própria pesquisa sobre o assunto.

3°momento: Esse momento se expressa no trabalho do professor e dos alunos para a aprendizagem. Trata-se da apropriação dos instrumentos teóricos e práticos necessários ao equacionamento dos problemas detectados nos dois primeiros momentos. É a etapa em que de fato as perguntas serão respondidas. Todo conhecimento dos alunos, conhecimento do dia a dia, serão sintetizados em conhecimento científico com o auxílio do professor. Os recursos utilizados serão o livro didático, textos complementares, exercícios e por fim o uso da Tabela Periódica Virtual 2.0, que mostra dados e classificações da tabela periódica dos elementos químicos. Permite a busca por símbolo, nome em português e nome em inglês.
A escolha da tabela virtual de ser utilizada apenas no final desse momento se deve ao fato de que esperasse até então que os alunos estejam aptos e familiarizados com os conceitos científicos, e por isso a utilização desse recurso seja apenas um complemento para a diversificação da aula e o uso de novas tecnologias. Pois vivemos em um mundo altamente tecnológico, no qual não podemos mais ignorar seus avanços na educação.

4°momento: etapa em que o aluno elabora uma nova forma para entender a teoria e as questões problematizadoras. Esta síntese se expressa através de uma avaliação oral ou escrita, formal ou informal, na qual o aluno traduz tudo o que aprendeu até aquele momento, levando em consideração as dimensões sob as quais o conteúdo foi tratado. Nesse momento o professor pode propor a execução da avaliação tradicional ou trabalhos em que envolva o trabalho em equipe como: seminário, debates, elaboração de cartilhas, folders e banners.

5°momento: Avaliação de todo processo de ensino aprendizagem feita em conjunto: professor e aluno. O professor pode debater com a turma se os objetivos propostos no inicio foram alcançados, e fazer com que os alunos explicitem suas intenções quanto ao uso do conteúdo abordado no seu dia a dia. Pois a partir do momento em que o aluno aprende pra que serve tal conteúdo, e sua real função na sociedade o processo de aprendizagem na Química se torna mais fácil, e os alunos como reias cidadãos conseguem compreender os constantes processos em evolução da Ciência.

5 Referências
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 41.ed.rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.


LISBOA, Julio Cezar Foschini. Química, 1°ano: ensino médio. 1.ed. São Paulo, SP: Edições SM, 2010.


BRASIL. Ministério da Educação Tabela Periódica Virtual 2,0: Banco Internacional de Objetos de Aprendizagem. Disponível em < http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/3777>.






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