Os mapas de
conceitos, têm a sua origem no movimento construtivista da aprendizagem de
David Ausubel e podem ser : um recurso de auto-aprendizagem ao dispor dos
alunos ; um método para encontrar e explicitar significado para os materiais de
estudo, assim como uma estratégia que estimula a organização dos materiais de
estudo.
Os mapas
conceituais, agem como instrumentos educacionais, e se caracterizam como
subsídios aos educando e aos educadores nos significados dos processos de
ensino/aprendizagem. Os mapas conceituais têm por finalidade conceber relações significativas
entre os conceitos e as maneiras de proposições. Melhor dizendo,um mapa
conceitual é uma representação gráfica, de significados conceituais.
Um mapa de conceitos é similar a um fluxograma, incluindo relações
bidirecionais e é constituído por círculos onde se inscrevem os conceitos e
linhas (ligações) que concebem as relações entre os conceitos, através de
proposições. São representações , que integram princípios pedagógicos
construtivistas e constituem um caminho para a aprendizagem significativa. Os
mapas conceituais compõem um grande recurso para detectar e apreciar o que os
alunos já sabem e são proveitosos enquanto apoio ao esquema de percursos de
aprendizagem. Os mapas conceituais são de grande valia na compreensão de
leitura de livros, de textos, assim como na captação e interpretação de obras
literárias e de artigos publicados em revistas e jornais. Como uma ferramenta
de aprendizagem, o mapa conceitual é favorável para o estudante para: fazer
anotações ,resolver problemas,planejar o estudo e a escrita de grandes
relatórios, preparar-se para avaliações ,identificar a integração dos assuntos.
Os mapas conceituais podem ser utilizados nas áreas do ensino e da
aprendizagem, como por exemplo: nos planejamentos, nos princípios e pesquisas
educacionais.
De acordo com David Ausubel são relevantes para a aprendizagem
significativa, pois os materiais de aprendizagem devem ser bem organizados, as
novas idéias e conceitos devem ser "potencialmente significativos"
para o aluno, e ao fixar novos conceitos nas já existentes estruturas
cognitivas do aluno fará com que os novos conceitos sejam relembrados,
transformando o conhecimento sistematizado, constituindo ligações deste novo
conhecimento com os conceitos relevantes que ele já possui.
Para se obter uma apropriada aprendizagem é indispensável que os
professores estimulem os educandos para que desvendem por si mesmos a estrutura
de uma área de conhecimento e das relações que acontecem. Deve-se priorizar a
aprendizagem pela descoberta, buscando o privilégio de alternativas, levando a
uma participação ativa do educando e conduzindo-o a situações de desafio na
busca de resoluções de problemas.
Os mapas conceituais são linguagens que descrevem e comunicam conceitos e suas relações, organizam e representam o conhecimento, e tornam as informações mais acessíveis. Como ferramenta metacognitiva , apóia a verbalização do conhecimento.
Os mapas conceituais são linguagens que descrevem e comunicam conceitos e suas relações, organizam e representam o conhecimento, e tornam as informações mais acessíveis. Como ferramenta metacognitiva , apóia a verbalização do conhecimento.
Um mapa conceitual evidencia como uma pessoa apreende certo assunto,
normalmente de maneira diferenciada de outra pessoa. Os mapas conceituais
“simplificam" a abordagem a problemas complexos. Servem para que o
educando reveja e relembre conteúdos, recorrendo à sua memória. A sua
construção pode funcionar como uma importante e eficaz estratégia de (auto)
aprendizagem mas também pode ser aproveitada como elemento de avaliação. A
técnica de construção dos Mapas Conceituais foi desenvolvida pelo pesquisador
norte-americano Joseph Novak. Ele define mapa conceitual como uma ferramenta
para organizar e representar conhecimento.
Referências:AUSUBEL, David P. A Aprendizagem significativa.
Referências:AUSUBEL, David P. A Aprendizagem significativa.
Fonte: Química Viva, educação interativa
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